Sustentabilidade na SPDM/PAIS

UBS Jardim Sapopemba realiza projeto Reciclando com Arte

Sustentabilidade na SPDM/PAISAo longo do ano, as Unidades Básicas de Saúde administradas pela SPDM/PAIS em parceria com a Prefeitura de São Paulo realizam diferentes atividades junto à comunidade. Entre elas está a UBS Jardim Sapopemba, que no dia 08 de fevereiro promoveu a Feira Anual de Exposição dos Artesanatos da Região de Sapopemba, onde os materiais expostos foram resultado de oficinas de terapia, oficinas de construção, motivação e desenvolvimento de Agentes Comunitários de Saúde e rodas de conversa com grupos de idosos.

A intenção do evento, baseado na responsabilidade social e na preocupação com o meio ambiente, foi promover uma sensibilização sobre a reutilização de sucata e valorizar o trabalho dos artesãos locais que, a partir de sua criatividade e habilidade, transformam materiais descartados em arte, o que para alguns se torna uma fonte de renda, além de incentivar a população a fazer o mesmo.           

Durante o período da mostra, entre 13h e 16h, crianças, jovens, adultos e idosos puderam apreciar os artesanatos expostos e tirar dúvidas sobre reciclagem.

Sustentabilidade na SPDM/PAISEquipe da UBS Jardim SapopembaA ação fez parte do Projeto Reciclando com Arte, que está dentro do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, que tem como finalidade:

- Construir uma agenda de ações integradas com enfoque no desenvolvimento de políticas de saúde ambiental na Estratégia Saúde da Família;

- Fortalecer a atuação intersetorial e intersecretarial;

- Garantir a sustentabilidade das intervenções nos territórios, incentivando o empoderamento e a participação da comunidade.