Água não potável pode ser um risco à saúde

AMA Hospitalar Dr. José Soares Hungria promove ação de conscientização com usuários da unidade



risco a saúde1

Fonte da imagem: Internet

 

Durante o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22/03, a Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Hospitalar Doutor José Soares Hungria realizou intervenções para alertar seus usuários sobre o cuidado que devemos ter ao ingerir e/ou utilizar água de procedência duvidosa. 

As profissionais Maria Elena da Silva e Denise Pereira, ambas Assistentes Sociais, realizaram palestras durante todo o dia, de hora em hora. As intervenções eram feitas durante a espera do público por atendimento na antessala da unidade. Complementando a ação, foram fixados cartazes pela unidade, com o conteúdo da apresentação.

O consumo de água não tratada, conhecida popularmente como água crua, pode levar a doenças como diarreia, febre tifoide, hepatite A, infecção intestinal causada por escherichia coli, leptospirose e salmonela, além de cólera, rotavírus ou noravírus.

E os principais sintomas de que algo na saúde não vai bem são: Febre e calafrios; dor abdominal; perda de apetite; dor de barriga; vômito e diarreia. Nestes casos, ao sentir um ou mais sinais, deve-se ir à unidade de saúde mais próxima de sua casa e iniciar o tratamento adequado.

Mais de 500 usuários foram impactados pelas explanações e pelos cartazes que foram mantidos nos quadros de aviso da unidade.

A AMA Hospitalar Dr. José Soares Hungria é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde