Cuidando dos profissionais

Nutricionista da CER Leblon aborda equipes sobre alimentação saudável

1
 
Imagem: Freepik
 
 
 
A Coordenação de Emergência Regional Professor Nova Monteiro (CER Leblon), no Rio de Janeiro, orientou os funcionários a respeito da importância de manter uma alimentação balanceada para a manutenção da saúde e prevenção de doenças.

Renata Gonçalves, Nutricionista da unidade passou em cada setor explicando quais tipos de alimentos não podem faltar e quais devem ser evitados, além de informar os dez passos para uma alimentação saudável segundo o Ministério da Saúde.
 
 
 
2
 
 
Nutricionista Renata (de verde) orienta profissionais
 
 
 
Para ajudar os profissionais a mudarem os hábitos, a iniciativa contou ainda com a distribuição de receitas de suco que acelera o metabolismo, e de sucos desintoxicantes e anti-inflamatórios.

A ação foi realizada em comemoração ao Dia Nacional da Saúde e Nutrição (31 de março).

Conheça as recomendações do Ministério da Saúde para uma alimentação saudável e cuide-se você também:

1.      Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados.

2.      Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades.

3.      Limite o consumo de alimentos processados.

4.      Evite alimentos ultraprocessados, que são aqueles que sofrem muitas alterações em seu preparo e contêm ingredientes que você não conhece.

5.      Coma regularmente e com atenção. Prefira alimentar-se em lugares tranquilos e limpos e na companhia de outras pessoas.

6.      Faça suas compras em locais que tenham uma grande variedade de alimentos in natura. Quando possível, prefira os alimentos orgânicos e agroecológicos.

7.      Desenvolva suas habilidades culinárias. Coloque a mão na massa, aprenda e compartilhe receitas.

8.      Planeje seu tempo. Distribua as responsabilidades com a alimentação na sua casa. Comer bem é tarefa de todos.

9.      Ao comer fora, prefira locais que façam a comida na hora.

10.  Seja crítico. Existem muitos mitos e publicidade enganosa em torno da alimentação. Avalie as informações que chegam até você e aconselhe seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.

 
A CER Leblon é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde