UBS Pro Morar é inaugurada na Zona Leste

Unidade gerenciada pela SPDM vai atender população de cerca de 20 mil pessoas dos bairros Sapopemba e Teotônio Vilela
 
 
Foto para o site doria
 
Foto: Jonathan da Silva Aparecido Muniz (fotógrafo Ascom/SMS)
 
 
 
O prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) inaugurou nesta terça-feira (3) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Pro Morar em Sapopemba, Zona Leste da capital, gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

A entrega do equipamento atende à reivindicação de mais de 20 anos da comunidade da região, que abrange cerca de 20 mil habitantes.
 
A unidade dispõe de oito consultórios médicos e um de saúde bucal, espaço para atividades educativas em grupo, sala de vacinação e equipamentos de inalação, além de sala de curativo, ouvidoria e área administrativa. Localizada na Rua Geovanni Nasco, 535, a UBS funcionará no modelo Estratégia Saúde da Família (ESF) com cinco equipes. Cada uma delas formada por clínico geral, enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde.

Ainda neste primeiro semestre os pacientes poderão contar com duas equipes de saúde bucal: a do tipo 1, formada por um cirurgião-dentista e um auxiliar; e a do tipo 2, com um cirurgião-dentista, um auxiliar e um técnico de saúde bucal. A unidade deve receber mais uma equipe tipo 1 no segundo semestre.

A UBS Pro Morar servirá como base para o trabalho de uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) – formada por um ginecologista, um psiquiatra, um fisioterapeuta e um nutricionista, além de um fonoaudiólogo, um terapeuta ocupacional e um assistente social – que também beneficiará os moradores da região.