Destino certo para os resíduos

Profissionais da UBS Recanto dos Humildes visitam Central de tratamento de resíduos de serviços de saúde

Resíduos 1-1

Profissionais da UBS visitam CTRSS
 
 
 
Por sua especificidade quanto a diversos fatores, como a possibilidade de contaminação, os detritos gerados pelos serviços de saúde precisa ser destinado e tratado adequadamente. A Central de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde Marcus Silva Araújo, inaugurada pela LOGA em maio de 2017, é a responsável pela coleta de toda a região Noroeste de São Paulo, tendo mais de 16 mil estabelecimentos de saúde cadastrados.

Para compreender como o processo de tratamento é realizado, os profissionais da Unidade Básica de Saúde Recanto dos Humildes tiveram a oportunidade de conhecer o espaço, com capacidade para recebimento de 2 mil toneladas de resíduos de saúde por mês, oriundos tanto de pequenos geradores, como farmácias, clínicas, veterinários e laboratórios, quanto de grandes hospitais do Agrupamento Noroeste de São Paulo.
 
 
Redíduos 2-3
 
Maquinário de tratamento                                                                                                         Aula expositiva
 
 
 
Na ocasião, os profissionais fizeram uma visita guiada composta de parte teórica, com aula expositiva, e prática, podendo acompanhar todas as etapas do tratamento em tempo real.

Os processos a que materiais são submetidos têm como objetivo eliminar os microrganismos patógenos e reduzir a carga microbiana, além de reduzir o volume de resíduos, contribuindo, segundo a LOGA, para a vida útil dos aterros.