Os pés também merecem atenção

Pai Vila Formosa orienta idosos sobre cuidado com a saúde que muitas vezes é ignorado
 
 
cha
 
 
Acompanhante de Idosos do PAI Vila Formosa realiza cuidado com os pés
 
 
Evento já tradicional no PAI Vila Formosa, o Chá dos Idosos acontece mensalmente, e ocorre na casa dos próprios usuários, que se revezam para receber os colegas. Durante os encontros, a equipe aborda temas diversos, incluindo o cuidado com a saúde.

O objetivo da ação é fortalecer o vínculo entre os próprios idosos, que encontram na atividade a oportunidade de fazer amigos, contar histórias, compartilhar lembranças e se socializarem com diferentes tipos de pessoas que também estão passando pelo envelhecimento. Desta forma a busca – ou reconquista- por autonomia é incentivada, e o isolamento e a sensação de solidão são dissipados. 
 
Um dos temas abordados durante os encontros foi o cuidado com os pés, que merecem atenção especial em todas as fases da vida, mas no caso dos idosos a atenção deve ser dobrada, já que a dor na região entre as principais queixas apresentadas por esse público.

Usar sapatos confortáveis e evitar os de salto alto; lavar os pés com água morna e sabão neutro secá-los bem, sem esquecer das áreas entre os dedos; manter as unhas curtas e observar o aparecimento de variações na textura e cores ; ter a hidratação dos pés como um hábito; caminhar; evitar ficar com as pernas cruzadas; e dar preferência a meias de algodão e de compressão, são algumas das orientações que devem ser seguidas. 
 
chá2
 
 
Óleos de massagem estregues na ocasião
 
 
Na ocasião do encontro promovido pelo PAI Vila Formosa, além de orientações, a equipe realizou um momento de escalda-pés de água morna com sal grosso aromatizado com ervas, alecrim e alfazema, além de massagem relaxante com óleo de cravo, substância anestésica, antibacteriana, afrodisíaca, analgésica, estimulante e antiespasmódica.

Por fim, unidades do óleo foram entregues aos participantes, a fim de que continuem a utilizá-lo para a saúde dos pés.

O PAI Vila Formosa é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – Programa de Atenção Integral à Saúde, organização social de saúde.