Não ao desperdício

UBS Vila Bertioga e RHC Mooca implantam reciclagem de papeis
 
 
betrioga
 
 
Profissionais durante atividade prática
 
 
A Comissão de Sustentabilidade da Unidade Básica de Saúde Vila Bertioga e do Hospital Dia Rede Hora Certa Mooca tem realizado capacitações sobre o gerenciamento de resíduos, e o tema abordado mais recentemente foi a reutilização de papeis.

Profissionais da assistência, de higiene e limpeza, e administrativos foram alcançados pelo treinamento, que consistiu em parte teórica e atividade prática, na qual os participantes deveriam sinalizar o tipo de resíduo que deveria ser depositado em cada lixeira, identificadas pelas cores azul (papel), amarelo (metal), vermelho (plástico) e verde (vidro). 
 
betri2
 
 
Turma participa de atividade prática de identificação do resíduo e sua respectiva lixeira
 
 
A Comissão foi além das capacitações, implantando caixas voltadas exclusivamente para o descarte de papeis que semanalmente serão retirados por catadores de material reciclável. A iniciativa, não só beneficia o meio-ambiente, como auxilia a geração de renda para os catadores e suas famílias.

“Como representante do PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde), tenho observado um movimento muito importante de mudança de cultura dentro da unidade. Os profissionais estão sensibilizados e motivados para o descarte correto dos resíduos”, observa Maricelma Simões Alves, Enfermeira.