Lian Gong na comunidade

Usuários da UBS Vila Prudente participam de prática que promove relaxamento, bem estar e restauração de movimentos
 
 
lian gong
 
Sessão de Lian Gong
 
 
Atualmente são reconhecidos pelo SUS dezenove tratamentos terapêuticos alternativos, baseados em conhecimentos tradicionais. Trata-se de práticas complementares aos tratamentos convencionais, e voltadas para a promoção da saúde.

Na Unidade Básica de Saúde Vila Prudente, o Grupo de Lian Gong tem adeptos desde 2012, quando a prática foi implementada no serviço. Semanalmente o professor voluntário conduz uma sessão da prática que, de origem oriental, promete prevenir e tratar dores no corpo, restaurar o movimento natural e melhorar o estado perceptivo e cognitivo, entre outros benefícios.

“O Lian Gong é tudo o que eu precisava. Hoje eu pulo, não pulava; agacho, não agachava”, comemora Vera Lúcia, usuária da UBS e integrante assídua do Grupo. 
 
 
lian gong2
 
Durante a atividade, a bengala fica de lado
 
 
A iniciativa é realizada em um espaço cedido por um voluntário, e fica dentro da comunidade, o que proporciona maior adesão à atividade por conta da acessibilidade, já que os participantes são idosos.

Confraternização

As atividades de 2017 foram encerradas com uma confraternização e amigo secreto. Os presentes foram confeccionados pelo grupo de artesanato da UBS, como uma forma de divulgar os encontros e ganhar novos adeptos. 
 
 
lian3
 
Presentes confeccionados pelo grupo de artesanato da UBS