Gerenciamento de resíduos

EcoUrbis aborda assunto na UBS Vila Campestre
 
ECOUR
 
Profissional da EcoUrbis orienta integrantes da UBS
 
 
Os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Campestre puderam enriquecer seus conhecimentos sobre o gerenciamento de resíduos na cidade de São Paulo por meio de um bate-papo educativo promovido pela EcoUrbis, em conjunto com a direção da UBS. A EcoUrbis é a concessionária municipal responsável pela coleta, pelo transporte e pela destinação final ambientalmente adequada de resíduos sólidos domiciliares (lixo doméstico), material reciclável e resíduos gerados pelos serviços de saúde nas zonas sul e leste da cidade de São Paulo.

Na ocasião do evento, foi reforçada a corresponsabilidade que todos os cidadãos, inclusive os profissionais da área de saúde, têm na geração e na separação dos resíduos e no destino final de cada categoria (químico, biológico, perfurocortante, tóxico, infectante etc.).

“Senti muita diferença e o efeito que fez a palestra nas pessoas. Todos estavam preocupados com os resíduos que estavam gerando e procurando a lixeira correta”, observa Monalisa Dias, Agente de Promoção Ambiental.

Os perigos do descarte inadequado de objetos como lâmpadas, pilhas, baterias, pneus e animais mortos também foram citados na ocasião, uma vez que tais itens contêm substâncias que podem gerar contaminação do solo e da água, prejudicando a saúde da população.

O encontro com a EcoUrbis foi apenas uma das ações promovidas pela Comissão de Sustentabilidade da UBS. Criada em setembro de 2016, a Comissão vem atuando de forma expressiva na Unidade, por meio de discussões em reuniões mensais realizadas com a participação de representantes de diversas categorias – Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Promoção Ambiental, Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais – e com o apoio da Gerente da Unidade, da Analista Ambiental e da Gestora PAVS.

A UBS conta ainda com a quantificação mensal dos resíduos gerados, a fim de ter um controle constante do que é produzido ali; a disponibilização de um local para o descarte de insumos perfurocortantes por parte de pacientes que precisam aplicar insulina durante tratamento domiciliar; e a implantação de um contêiner para armazenamento de material reciclável.

Além disso, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na sala de expurgo foi revisto e adequado às especificidades do serviço; e lâmpadas fluorescentes queimadas receberam armazenamento correto, assim como os recipientes para destinação do lixo tóxico gerado pelo setor de Odontologia. Os coletores de pilhas e baterias e de óleo de cozinha usado ganharam mais visibilidade, a fim de que a UBS sirva de vitrine para a população, estimulando a destinação correta e o reaproveitamento dos resíduos gerados.
 
 
RECILA
 
Contêiner de material reciclável e galão para descarte de óleo de cozinha usado
 
 
A UBS Vila Campestre é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.