SPDM/PAIS presente

Instituição participa recebe menções honrosas durante Seminário Hospitais Saudáveis

*Texto de Pollyanna Dibbern Asbahr, Analista Ambiental
 
 
hosp saud
 
Prêmios recebidos pelo Hospital Florianópolis
 
 
Na 3ª Conferência Latino Americana da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis e 10º Seminário Hospitais Saudáveis de 2017, foi discutida a trajetória de alguns dirigentes de organizações de saúde que se destacaram na busca da sustentabilidade ambiental.

Na ocasião, foram apresentados modelos de gestão, o uso de indicadores, os papeis dos profissionais e as formas de organizar a gestão ambiental nos serviços de saúde. Além disso, foram tratados aspectos técnicos que se destacam entre as diversas demandas ambientais das organizações de saúde, como resíduos, energia e riscos químicos.

A SPDM/PAIS marcou presença em diversas atividades do Seminário, tais como a “Sessão de Pôsteres”, o “Prêmio Amigo do Meio Ambiente”, o “Desafio 2020 a Saúde pelo Clima” e o “Fórum Nacional de Resíduos”, além do lançamento da campanha “Desafio Resíduos”.

O Hospital de Florianópolis, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, foi premiado por sua adesão ao “Desafio Resíduos” e ao “Desafio 2020 a Saúde pelo Clima”, e uma equipe composta pelas profissionais Natalia Fernandes, Analista Ambiental, e Sirlene Dias Coelho, Diretora do HF, apresentou o trabalho “Conscientização para o descarte correto de pilhas e baterias”.
 
O projeto “Eventos socioambientais para comunidade usuária das unidades de saúde”, da Área de Planejamento (AP)1.0, no Rio de Janeiro, também foi apresentado na ocasião, pelo profissional Bernando Assafin Rodrigues, Analista Ambiental.

A equipe de sustentabilidade da SPDM/PAIS de São Paulo, constituída pela Coordenadora Juliana Damiani e pelas Analistas Ambientais Ana Caroline da Silva, Elaine Salles do Carmo, Melyna Marinho Spindola e Pollyanna Dibbern Asbahr, participou da sessão de pôsteres e recebeu menção honrosa no Prêmio Amigo do Meio Ambiente.

Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo voltada para as organizações sociais de saúde que compõem o SUS em âmbito nacional e que se destacaram por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade. O projeto “Experiência de adequação do descarte de resíduos perfurocortantes pelos usuários diabéticos em unidades da rede de saúde pública no município de São Paulo” foi o responsável pelo recebimento da menção honrosa.

O trabalho envolve as unidades de saúde de gestão SPDM/PAIS, onde foram constituídas Comissões de Sustentabilidade com vistas a atuar em temas relacionados ao gerenciamento de resíduos de saúde, meio ambiente e saúde e segurança no trabalho.

Por meio dos grupos de saúde realizados pela Equipe de Saúde da Família para entrega de insumos, os usuários de insulina são orientados sobre os métodos corretos de descarte de resíduos perfurocortantes, os riscos envolvidos, além de orientações realizadas por meio de informativos impressos, nos quadros de avisos da unidade e nas visitas domiciliares realizadas pela equipe de enfermagem.

Por meio dessas abordagens e intervenções pôde-se perceber uma redução significativa no descarte inadequado de resíduos perfurocortantes, que anteriormente eram encontrados descartados no chão, em cima do balcão da recepção, nos sanitários e em outros locais. A iniciativa culminou na redução significativa dos índices de acidentes em profissionais dos serviços de saúde e da empresa terceirizada de higiene & limpeza por este tipo de material, e contribuiu com a organização interna dos fluxos de acondicionamento, coleta e armazenamento externo dos resíduos.
 
 
seminario
 
Da esquerda para a direita: Analistas Ambientais Elaine, Pollyanna, Melyna e Ana Caroline apresentam projetos na Sessão de Pôsteres
 
 
No Seminário houve ainda a participação de Gestores Ambientais e Agentes de Promoção Ambiental que apresentaram projetos realizados pelo Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) nas Unidades Básicas de Saúde de São Paulo. Tais projetos também foram reconhecidos por meio de menção honrosa do Prêmio Amigo do Meio Ambiente.

A equipe da região Norte, composta por Edson Manoel dos Santos, Gestor Ambiental, e pelas profissionais da UBS Alpes do Jaraguá: Eugênia Zilioli Iost, Gerente de Serviço de Saúde, e Luciana Aparecida Vidal Silva, Agente de Promoção Ambiental, apresentou o projeto “Movimento Bairro Saudável – UBS Alpes do Jaraguá”.

O PAVS foi representado também pela equipe da região do Ipiranga, por meio do “Projeto Agentes Mirins – Unidades Básicas de Saúde – Supervisão Técnica de Saúde Ipiranga – São Paulo – SP”. A equipe responsável pela iniciativa é composta pelo Gestor Ambiental Rafael Quintino Silva e pelos Agentes de Promoção Ambiental Joyce Reis, Maria Dalva Ferreira, Carla Baptista, Barbara Archanjo, Claudionor Santos, Lidiane Lopes e Raphael Martins.