Gerenciamento de resíduos em serviços de saúde

Tema é pauta de capacitação no PS Perus
 
 
ps perus1
 
Profissionais atentos às explanações
 
 
O gerenciamento dos resíduos produzidos pela população em suas residências, quando feito de forma inadequada, pode contaminar o solo e os lençóis freáticos, gerando sérios prejuízos ao meio-ambiente e à saúde da população. Quando se fala em serviços de saúde, o assunto é ainda mais grave, já que os materiais utilizados são expostos a resíduos químicos e biológicos por vezes infectados.

No Pronto Socorro Municipal de Perus, os profissionais passaram por uma capacitação quanto ao Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde, com direito a explanações teóricas e atividade prática. Nela, os participantes deveriam sinalizar de que maneira determinado resíduo deveria ser descartado, utilizando os conhecimentos adquiridos e/ou relembrados durante o treinamento.

Foram realizadas quatro turmas, tendo como público-alvo os integrantes da Comissão de Sustentabilidade do PS, os Auxiliares de Enfermagem, os Enfermeiros, os Técnicos de Enfermagem e a equipe de Higiene & Limpeza

“A eficácia do treinamento e sua aderência foram excepcionais, e constatamos em nosso cotidiano o quanto os profissionais têm a preocupação do correto descarte dos insumos desde então. E o mais relevante, acima de tudo, os profissionais viram que o conhecimento adquirido pode ser levado aos seus lares, para uma mudança de quem compreende além de seu ambiente laboral”, observa Claudio Costa, Gerente Administrativo do PS Perus.