Alimentação saudável na gestação

UBS Jd. Sapopemba orienta futuras mamães
 
 
sapopem
 
Imagem extraída da internet, todos os direitos reservados ao seu criador
 
 
A iniciativa surgiu por parte de estudantes de Nutrição que participam voluntariamente de reuniões do Conselho Gestor da Unidade, com o intuito de alertar as gestantes sobre a importância de uma alimentação saudável durante a gravidez, o que reflete diretamente no desenvolvimento e na saúde do bebê.

O assunto foi abordado por meio de palestra durante o Grupo de Gestantes, tendo como temas explanados: mitos e tabus da alimentação; fatores de risco para a gestante e para o bebê; a importância da escolha do cardápio correto para o bom desenvolvimento da gestação; e os nutrientes essenciais na gestação, como: ferro (encontrado no feijão, no fígado bovino e nos vegetais verdes escuros), cálcio (encontrado nos derivados de leite e nos vegetais verdes escuros), Vitamina A (encontrada nos derivados de leite, fígado bovino, batata doce e abóbora), Vitamina C (encontrada na laranja e goiaba) e Vitamina B9 (encontrada nos ovos, nos derivados de leite e nos vegetais verdes escuros).

Mais de trinta gestantes assistiram às explanações e puderam sanar eventuais dúvidas com a equipe presente na ocasião.
 
 
sapopem2
 
Gestantes atentas a palestra
 
 
“É de suma importância a conscientização das gestantes de que seu estado nutricional interfere diretamente no desenvolvimento e saúde do bebê. Além, claro, do quadro de saúde da própria gestante. Ficamos muito satisfeitos com o resultado deste trabalho”, afirma  Neanddra Lopes, estudante de Nutrição.