Novembro Azul na RHC Mooca

Hora Certa Vila Prudente realiza orientações na sala de espera
 
 
NOV AZUl RHC1
 
Urologista Augusto Venchun Yang entrega panfleto informativo a usuário
 
 
O décimo primeiro mês do ano é marcado internacionalmente pelo Novembro Azul, movimento voltado para alertar a sociedade a respeito do câncer de próstata.  O Hospital Dia da Rede Hora Certa Vila Prudente não deixou o tema passar em branco, abordando os usuários por meio da exposição de cartazes informativos e de palestras realizadas por Enfermeiros nas salas de espera.

O objetivo foi incentivar a prevenção do câncer de próstata, segundo tipo mais comum entre os homens, e de outras doenças e causas de morte que têm maior incidência na população masculina.  Eventualmente, o Urologista Dr. Augusto Venchun Yang reforçava as orientações durante as consultas, sanando possíveis dúvidas.

Entendemos como obrigatória e de suma importância nossa participação nessas ações preventivas enquanto ambulatório de especialidade já que recebemos usuários agendados no de todo o território”, observa Katia Marques Sant Ana, Gerente Administrativa.

Também foram distribuídos folhetos contendo os sintomas que podem indicar câncer de próstata, como: jato urinário fraco, dificuldade em conter a urina, sensação de não esvaziar completamente a bexiga após urinar; fazer esforço para urinar, e levantar muitas vezes durante a noite para urinar. 
 
 
rhc mooca
 
Usuário observa orientações expostas na unidade
 
 
Caso esses sinais lhe sejam familiares, é importante procurar o Médico para um diagnóstico assertivo. Lembrando que a ausência dos sintomas não significa que não existam problemas, daí a importância de consultar-se com o Urologista regularmente.

Quanto aos fatores de risco, estão o histórico familiar, a obesidade e a cor da pele – homens negros apresentam maior incidência deste tipo de câncer, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia.

 Para lembrar a campanha de maneira descontraída, apesar da seriedade do assunto, a RHC Vila Prudente distribuiu junto com os panfletos bigodes de papel, remetendo a ação realizada à saúde do homem
 
 
rhc prdente03
 
Panfleto com caneta e bigode de papel entregues aos usuários