I Encontro de Educação Permanente para o Controle Social

Distrito de Perus/Pirituba/Jaraguá recebe evento no CEU Pera Marmelo
 
 
pera1
 
Mesa composta
 
 
O que é controle social? É a participação do cidadão na administração pública, fiscalizando, monitorando e controlando as ações, no caso da saúde, do SUS. É um importante mecanismo de fortalecimento da cidadania que contribui com o empoderamento da sociedade, abrindo a oportunidade dos munícipes acompanharem as atividades e cobrarem uma boa gestão. Para isso, é necessário eleger pessoas da região para compor o Conselho Gestor, que irá buscar alternativas para melhorias que beneficiem a comunidade daquele entorno.


O I Encontro de Educação Permanente para o Controle Social foi o início das ações para a eleição dos membros do Conselho Gestor das regiões de Perus e Pirituba/Jaraguá. O evento teve abertura com uma apresentação do grupo de dança cigana composto de 12 alunos da oficina do CECCO (Centro de Convivência e Cooperativa) de Perus.
 
 
pera2
 
Público assiste apresentação de dança cigana 
 
 
A SPDM/PAIS atua no fortalecimento do Controle Social, incentivando e valorizando a ação conselheira no território.  São desenvolvidas ações de apoio e fomento pelos facilitadores do Controle Social, com representação das Diretorias Técnica, Planejamento e Educação Permanente. 

 
A ação prosseguiu com a divulgação do documento norteador que apresenta as etapas para a concretização das eleições, e também foi o momento da escolha dos integrantes da Comissão Organizadora da Unidade que publicará as informações e convidará os candidatos para essa causa.

 
Outro destaque foi a nomeação dos Facilitadores, integrantes que visam ajudar, fortalecer e empoderar os participantes do Conselho Gestor. Assim, os envolvidos são capazes de entender os problemas de saúde da região e como poderão atuar para buscar melhorias.
 
 
pera3
 
Facilitadores
 
 
“O evento traz transparência, e estamos aqui para disseminar a informação, esclarecer dúvidas e dar suporte aos cidadãos (para) participarem da gestão na saúde de forma ativa e que pode fazer a diferença”, finaliza Thatiana Pereira, Supervisora Técnica e Facilitadora.