Catadores Saudáveis do Iguaçu

Edição de 2017 foi um sucesso
 
 
catadores1
 
Gestora Ambiental Cristiane Caramelo, Agente de Promoção Ambiental Ruteneia Alvares  e Gerente da UBS Iguaçu, Cristiane dos Santos,  em frente ao painel do evento
 
 
O Projeto “Valorizando os Catadores Saudáveis do Iguaçu” ofereceu durante todo o ano de 2017, um olhar diferenciado aos catadores de materiais recicláveis assistidos pelas equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBS Iguaçu.

Iniciado pela equipe 03 e equipe PAVS em 2015, o Projeto foi acolhido por todos os integrantes da Unidade e, anualmente, as equipes realizam um grande evento voltado para o cuidado e a valorização dos catadores.

Na terceira edição do encontro, os profissionais de saúde interagiram com cada catador de forma individualizada, por meio de palestras educativas, acolhimento e interação, levando em consideração os aspectos físico, mental, social e profissional dos envolvidos. 
 
 
catadores2                                                                             
                                                     Catadora  com carrocinha pintada no evento                                      ACS Maria do Socorro Gueiros Socorro demonstra como utilizar o EPI
 
 
Assim que o catador chegava para o evento, passava por uma mesa de inscrição com seus dados, perfil e questões sobre seu processo de trabalho. A partir desse momento, o usuário era acompanhado por um “anjo” (Agente Comunitário de Saúde) durante todo o percurso, passando por todos os Pit Stops (estações informativas montadas na ocasião do evento). Os temas abordados em cada Pit Stop foram: saúde do trabalhador, segurança do trabalho, beleza e higiene pessoal, alimentação saudável e relaxamento (massagem).

“Temos ainda o desafio de sensibilizar a população referente à valorização ao trabalho dos catadores, além do descarte correto do lixo como facilitador no processo de trabalho”, observa Erica  Kolososki Anázario, Enfermeira.
 
 
catadores3

Cuidados com os pés
 
 
Participam do Projeto: Gerente da UBS, Médicos, Enfermeiros, Auxiliares de Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Promoção Ambiental, Gestor Ambiental PAVS, Equipe NASF e de Odontologia, além dos administrativos da UBS.

“Esse projeto é muito relevante para o território, pois observamos o quanto os catadores estão se sentido valorizados e pertencentes à sociedade, utilizando a Unidade Básica de Saúde e se enxergando como profissionais que trabalham por um meio ambiente mais saudável para todos,” pontua Cristiane Caramelo, Gestora Ambiental.
 
 
catadores4                                                                                     
                                                                                    Cadastro inicial                                                                                                               Cuidado com a saúde bucal
 
 
O evento contou com a parceria do SENAC Vila Prudente (doação de sacolas e materiais educativos), da AS Soluções (doação de equipamentos de proteção individual) da Coach Performance (palestra motivacional e treinamentos), e do Grupo Vida Nova de Alcoólicos Anônimos. Quanto a lanches e kits de higiene pessoal, foram doados pelos profissionais da UBS.
 
 
catador6

Equipe PAVS STS Vila Prudente/Sapopemba que participou do Evento
 
 
“Durante o desenvolvimento do projeto ampliamos nosso olhar ao protagonista da ação: o ‘Catador de Recicláveis’ e, através, desta nova visão de trabalho, que inclui a adesão dos catadores aos serviços de saúde, fortalecendo o vínculo para que a equipe possa trabalhar sua dinâmica familiar dentro do contexto longitudinal”, declara Cristiane dos Santos, Gerente da UBS Iguaçu.
 
 
catador7
 
Profisisonais da UBS com alguns dos catadores presentes no evento