PAI Perus completa 1 ano

Unidade promove grande encontro com usuários e profissionais
 
paiperus
 
Abertura do encontro com plateia cheia
 
 
No ano de 2017 o Programa Acompanhante de Idoso (PAI) Perus, serviço da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, sob administração da SPDM/PAIS, organização social de saúde, completou 1 ano de implantação. Desde o dia 03 de outubro de 2016, a equipe PAI Perus, vem promovendo ações no território que contribuam para uma melhor qualidade de vida aos usuários em isolamento e exclusão social devido à insuficiência de suporte familiar ou social.


A comemoração foi realizada no auditório do CEU PERUS, e contou com uma programação especial para os profissionais, usuários do serviço e demais unidades da rede assistencial e de apoio do território. O evento teve como abertura uma apresentação do grupo de dança cigana do Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) Perus (é serviço público de promoção da saúde, baseado na experimentação da arte, do trabalho e do lazer) em seguida o coral da Unidade Básica de Saúde (UBS) Perus apresentou uma canção, e após apresentação, os usuários do PAI Perus realizaram uma roda de moda de viola com diversas músicas famosas.
 
 
paiprtud2
 
Grupo de dança cigana do CECCO Perus à esquerda; ao centro o Coral; e a roda de viola à direita
 
 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Caiúba também participou da celebração com apresentações de Dança Circular e a Capoterapia (terapia alternativa na qual se utilizam elementos da capoeira adaptados).
 
 
pai perus3

À esquerda a Dança Circular e à direita a apresentação da Capoterapia
 
 

Logo após as apresentações, todos puderam se deliciar com um café da manhã saudável proporcionado por meio de doações. Nesse momento, os presentes puderam ainda apreciar a exposição de artesanatos confeccionados pelos usuários do PAI Perus.
 
 
paiperus4

Café saudável e artesanatos produzidos por idosos do Programa
 
 
No retorno ao auditório, as pessoas puderam assistir a um vídeo produzido pelo PAI, com imagens das atividades do dia a dia que os profissionais realizam com os usuários do Programa. Posteriormente, os colaboradores foram convidados a irem à frente do palco, e a Gerente Renata Antunes de Barros dedicou algumas palavras de agradecimento à equipe, a supervisora técnica de saúde Thatiana Pereira e a todos que de alguma forma apoiaram e contribuíram para a efetivação deste serviço. O Sr. Jorge Alberto Pereira Paz, administrativo do CECCO, recitou uma poesia para encerrar esse momento.

Adiante, o Doutor Marcos Blini Pereira, Geriatra da Unidade PAI PERUS palestrou sobre a importância de um envelhecimento saudável, e alertou sobre os acidentes domésticos, que podem resultar em quedas com sérias sequelas. A explanação foi seguida de encenações realizadas pelos profissionais da equipe PAI Perus sobre os principais casos de acidentes reais ocorridos em casa.


Por fim, foram sorteados aos presentes brindes diversos, conquistados por meio de doações.
 
 
paiperus5
 
À esquerda dramatização de quedas e à direita Doutor Marcos Blini Pereira (PAI Perus) realizando apresentação