Contra o câncer de mama

AMA Hospitalar Alexandre Zaio orienta usuárias
 
 
outurosa02
 
Profissionais aderem à peça de roupa rosa
 
 
O câncer de mama é o tipo mais comum e o que mais mata mulheres no mundo todo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No entanto, se diagnosticado na fase inicial são grandes as chances de cura, daí a importância de alertar a população sobre o autoexame.

Ao se examinar, a mulher deve procurar deformações ou alterações no formato das mamas, abaulamentos ou retrações, ferida ao redor do mamilo, caroços nas mamas ou axilas e secreções pelos mamilos. Quanto à periodicidade para realizar o autoexame, deve ser feito uma vez ao mês, preferencialmente após a menstruação. No caso de das mulheres que não menstruam mais, o autoexame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, por exemplo, todo dia 15.*

Na AMA Alexandre Zaio, o tema foi levantado por meio de divulgação de cartazes informativos pela unidade e de orientações na sala de espera. Laços cor-de-rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama, foram aplicados nos uniformes como sinal de aderência ao movimento do controle da doença, e em data determinada os profissionais utilizaram uma peça de roupa também na cor rosa para chamar a atenção dos usuários.