Saúde, beleza e informação

Evento na UBS Iguaçu aborda comunidade sobre DST, alimentação saudável e violência
 
 
igua1
 
Dança coletiva
 
 
O estacionamento da Unidade Básica de Saúde Iguaçu foi palco de uma extensa programação voltada para a comemoração do Outubro Rosa e para a promoção à saúde da mulher.
 
 
igua2
 
Tendas temáticas prontas para atender as usuárias
 
 
Tendas temáticas abordaram a importância de uma alimentação saudável, com direito à degustação de águas saborizadas e divulgação de receitas. A prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis foi outro tópico levantado em uma das tendas, além da área reservada para a Casa Zizi, instituição voltada para o atendimento de mulheres vítimas de violência.

Ao longo do dia, foram realizadas oficinas de sais de banho que, feitos com ervas com propriedades calmantes, como a camomila, têm um poder relaxante e podem ser utilizados para a esfoliação da pele, proporcionando beleza e maciez por meio da eliminação das células mortas.    
 
 
igua5
 
                                                                                                            Oficina de sais de banho                                                                                                                                          Detalhe da preparação do sal
 
 
Falando em beleza, a autoestima não ficou de fora do Outubro Rosa na UBS Iguaçu. O assunto foi pauta do grupo de gestantes realizado na ocasião, e ao final as participantes receberam uma senha para o Espaço Beleza. No local, montado na própria UBS, consultoras das marcas Mary Kay e Hinode realizavam spa de mãos, e maquiavam as gestantes, que em seguida eram fotografadas para registrar o momento.
 
 
igua6
 
Gestante recebe cuidado para as mãos
 
 
Um Espaço Zen da Odonto também fez parte da programação, e contou com um momento de relaxamento e alongamento promovido pela Cirurgiã Dentista. O objetivo aqui foi fazer com que as mulheres parassem um pouco, interrompendo a intensa rotina de suas atividades diárias.

Até a Farmácia da Unidade fez parte do evento, por meio de um jogo de pergunta e resposta. As questões, todas sobre medicamentos, eram retiradas de uma caixa por um integrante da equipe, e se o usuário acertasse a resposta, ganhava como prêmio “pílulas da felicidade” (confeitos de chocolate cor de rosa). 
 
 
iguya6
 
                                               Brinde entregue na gincana da Farmácia                                                                                          Alongamento no Espaço Zen
 
 
“A gente está trabalhando o empoderamento com a comunidade, o fortalecimento de vínculo...Esse espaço é deles, e eles precisam se empoderar. Não é procurar a UBS quando está doente, é procurar a UBS quando está com saúde”, pontua Cristiane Santos da Silva, Gerente da UBS Iguaçu.

Na área interna da UBS, que foi cuidadosamente decorada com a cor rosa, os usuários contaram com palestra sobre sífilis seguida de teste rápido, e as mulheres puderam realizar a coleta de Papanicolau, exame responsável por rastrear o câncer de colo de útero.

Sessões de dança coletiva, com coreografias conduzidas por Educador Físico, marcaram diferentes momentos da ação, chamando a atenção dos passantes, e descontraindo as participantes. 
 
 
iguacu7
 
Realização de teste-rápido de DSTs
 
 
O evento reuniu cerca de 500 pessoas, o que foi possível com a dedicação da equipe em divulgá-lo, seja na própria Unidade, nos grupos, nas visitas domiciliares, em igrejas do entorno e até na rádio da comunidade. “O gestor é o coadjuvante, a gente não consegue fazer nada sozinho. Se nós estivermos unidos, nosso objetivo é alcançado”, conclui Cristiane.