Trinta e duas mortes por dia

AMA H Alexandre Zaio alerta população sobre suicídio
 
 
1-suicidio-1
Imagem extraída da internet. Todos os direitos reservados ao seu criador
 
 
Segundo dados oficiais, diariamente 32 brasileiros cometem suicídio, dado alarmante e que já é compreendido como problema de saúde pública. Por medo, vergonha ou preconceito, trata-se de um assunto pouco falado entre as famílias, que muitas vezes são surpreendidas ao perder um de seus membros.

A AMA Hospitalar Dr. Alexandre Zaio divulgou, por meio da exposição de cartazes na unidade, informações sobre o suicídio, a fim de alertar a população sobre a prevenção deste mal silencioso. Isso porque, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser evitados. 
 
 
amazaio
 Profissionais aderem à Campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio
 
 
 
De acordo com a Cartilha Suicídio. Vamos falar sobre isso? , a pessoa que tem pensamentos suicidas revela os seguintes sinais:

1. comportamento retraído, dificuldade de relacionamento pessoal;
 
2. doença psiquiátrica;
 
3. alcoolismo;
 
4. ansiedade ou pânico;
 
5. mudança na personalidade, irritabilidade, pessimismo, depressão ou apatia;
 
6. mudança no hábito alimentar e de sono;
 
7. tentativa de suicídio anterior;
 
8. odiar-se, sentimento de culpa, de se sentir sem valor ou com vergonha;
 
9. uma perda recente importante – morte, divórcio, separação, etc;
 
10. história familiar de suicídio.

Caso note alguns destes sinais em um conhecido, ofereça seu apoio e indique ajuda especializada – o SUS oferece tratamento gratuito por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Além da divulgação de informações sobre o tema, os profissionais da AMA Hospitalar utilizaram no crachá fitas amarelas, símbolo da campanha da conscientização sobre a prevenção do suicídio. A equipe ainda determinou uma data para que todos demonstrassem seu apoio à causa utilizando uma peça de roupa na cor amarela, e na mesma ocasião foram distribuídas aos usuários bexigas na mesma cor da campanha, simbolizando a fragilidade da vida.