Meio ambiente e saúde

Unidades do Rio de Janeiro promovem visita a Estação de Tratamento de Esgoto
 
 
esgoto1
 
Usuários conhecem estrutura da Estação
 
 
Alunos do Programa Academia Carioca da Clínica da Família Dona Zica e do Centro Municipal de Saúde Ernesto Zeferino Tibau Jr. tiveram a oportunidade de conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria.

Trata-se da segunda maior estação do Brasil, responsável por beneficiar o tratamento de esgoto de 2,5 milhões de pessoas, incluindo os moradores do bairro de São Cristóvão, região em que residem os usuários que participaram do passeio.

A visita teve início com a exibição de um vídeo explicativo sobre a estrutura do espaço, seguida de uma explanação sobre o passo a passo do serviço, desde a entrada do esgoto na ETE até a chegada à Baía de Guanabara
 
 
esgoto2
 
Maquete da ETE ajuda a compreender a grandiosidade do serviço
 
 
Além disso, os alunos foram levados até o laboratório de análises, onde foi mostrado como é feito todo o controle laboratorial da qualidade da água. A apresentação dos tanques de tratamento de esgoto e do viveiro da estação, somada a explicações sobre o plantio de árvores nativas, também fez parte da visita.
 
 
esgoto3
 
Visitantes conhecem viveiro e recebem mudas
 
 
Por fim, os participantes receberam mudas de várias espécies para plantar em casa ou em algum espaço da comunidade, a fim de expandir a quantidade de áreas verdes na cidade. “O resultado gerado é a formação de uma consciência e cultura ambiental e a possibilidade de conhecer in loco um lugar que eles nem sabiam que existiam”, pontua Bernardo Assafin Rodrigues, Analista Ambiental.