Hospital Municipal Pedro II – Rio de Janeiro

Desde dezembro de 2015, a SPDM/PAIS é responsável, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, pelo gerenciamento do Hospital Municipal Pedro II, localizado na Área de Planejamento 5.3.  

A infraestrutura do Hospital conta com dez andares, nos quais estão distribuídos os serviços de emergência e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulta, pediátrica e neonatal; Maternidade; clínica médica, cirurgia-geral e bucomaxilofacial, Neurocirurgia, Psiquiatria, Pediatria e Ortopedia. Exames de imagem (raio X, tomografia, ultrassonografia, eletrocardiografia, ecocardiografia) e laboratoriais também são realizados na unidade. 

Devido à grande população de idosos da Zona Oeste, região assistida pelo Hospital Municipal Pedro II (HMPII), há duas Enfermarias destinadas ao atendimento desse público, as quais contam com barras de apoio e piso antiderrapante. 

O Centro de Tratamento de Queimados é outro diferencial entre os serviços oferecidos e dispõe de uma UTI exclusiva para prevenir infecções, que podem ser muito graves para quem está com queimaduras.  

Quanto ao número de leitos do Hospital, totalizam 332.   

Além disso, a unidade conta com a Coordenação de Emergência Regional (CER) Santa Cruz, que possui 39 leitos, e tem como objetivo absorver as demandas de menor complexidade, deixando o HMPII liberado para os casos de risco iminente de morte, necessidade de cirurgia urgente e/ou internação. Um diferencial deste CER é o fato de possuir atendimento especializado em Psiquiatria e Obstetrícia.

img pedro2