PROGRAMA MELHOR EM CASA

O Programa Melhor em Casa constitui uma nova modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, oferecida em domicílio e com garantia de continuidade do cuidado na Rede de Atenção à Saúde. O público atendido são pessoas com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma Unidade Básica de Saúde (UBS), e cujo caso exija maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo.

Os profissionais responsáveis pelo Programa fazem parte das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMADs), compostas de Médico, Enfermeiro, Auxiliar/Técnico de Enfermagem, Fisioterapeuta e/ou Assistente Social.

Existem ainda as Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAPs), voltadas para oferecer suporte e complementar as ações das EMADs.

Para ser atendido pelo Melhor em Casa, é necessário que o usuário e um familiar (ou cuidador, mediante assinatura de termo de consentimento) concordem em abrir as portas de sua residência para a atenção à saúde oferecida pelas Equipes.

Atualmente, são cinco as EMADs da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciadas em parceria com a SPDM/PAIS:

EMAD UBS Interativa
Rua Interativa, 105 - Vila Brasilândia

EMAD UBS Interativa
Rua Interativa, 105 - Vila Brasilândia

EMAD UBS Reunidas I
R.São José das Espinharas,400 Vila Industrial

EMAD UBS Teotônio Vilella
Av. Arq. Vila Nova Artigas, 1071

EMAD UBS Vila das Mercês
R. Nossa Senhora Das Mercês, 1315

EMAD UBS Vila Carrão
R. Dr Jaci Barbosa, 280 - Vila Carrão

Obs.: No caso de usuários que necessitem de cuidados com menor frequência e menor necessidade de recursos de saúde, a prestação da assistência é de responsabilidade das equipes de Atenção Básica, incluindo equipes de Saúde da Família e Núcleos de Apoio à Saúde da Família, por meio de visitas regulares em domicílio.

programa melhor em casa