Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) – São Paulo

Os CAPS são instituições destinadas a acolher pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial. Um dos objetivos do Programa é possibilitar a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no Brasil.

Os pacientes são atendidos de acordo com o Projeto Terapêutico Singular, que consiste em um tratamento específico para cada indivíduo, elaborado pela equipe. Além das consultas, o Projeto pode ser composto por diversas atividades, como oficinas terapêuticas e culturais, rodas de conversa e orientações individuais ou em grupo, entre outras.

Existem diferentes tipos de CAPS, conforme abaixo:

  • CAPS I e CAPS II: Atendimento diurno(segunda a sexta) de adultos com transtornos mentais;
  • CAPS III: Atendimento diurno e noturno(24 horas) de adultos com transtornos mentais;
  • CAPS Infantil I e II: Atendimento diurno(segunda a sexta) a crianças e adolescentes com transtornos mentais;
  • CAPS Infantil III: Atendimento diurno e noturno à crianças e adolescentes com transtornos mentais;
  • CAPS Álcool e Drogas: Atendimento diário à população com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas.

No total, são onze as unidades administradas pela SPDM/PAIS em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e uma em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.

AB - CAPS II AD Sacomã

AB - CAPS III Sapopemba

AB - CAPS III Sapopemba