Estratégia Saúde da Família – São Paulo e Rio de Janeiro

A Estratégia Saúde da Família consiste em uma reorientação do modelo assistencial, realizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em Unidades Básicas de Saúde(UBS). Estas equipes ficam responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias de áreas geográficas delimitadas, atuando com ações de prevenção e promoção à saúde dessa comunidade.

Atualmente, a SPDM/PAIS administra, junto à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, 69 UBSs, onde atuam 277 Equipes Saúde da Família, compostas de Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliares de Enfermagem, Enfermeiros e Médicos Generalistas. Há ainda 59 Equipes de Saúde Bucal, compostas por Dentistas, Técnicos de Saúde Bucal e Auxiliares de Saúde Bucal.

No Rio de Janeiro, as 229 Equipes de Saúde da Família e as 97 de Saúde Bucal estão distribuídas em Centros Municipais de Saúde e Clínicas de Saúde da Família, totalizando 56 unidades administradas pela SPDM/PAIS junto à Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.

Há ainda outro município em que atuamos em parceria com a respectiva Prefeitura, sendo 90 Equipes do Programa Saúde em Casa, em Diadema - SP.


* Números atualizados em fevereiro de 2014

ESF – Estratégia Saúde da Família