SPDM completa 87 anos

banner87anos SITE
 
 
Saúde e educação são os pilares do compromisso social da Instituição, fundada em 1933 para organizar a segunda escola médica de São Paulo
 
Neste dia 26 de junho de 2020, a SPDM-Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina completa 87 anos. Tudo começou em 1933, quando um grupo de profissionais criou a Sociedade Civil da Escola Paulista de Medicina (EPM), para organizar o curso da segunda escola médica de São Paulo.
 
A experiência acumulada no campo da atenção à saúde, ensino, pesquisa, gestão de hospitais e outros equipamentos de saúde, faz da SPDM um centro acadêmico-assistencial de grande expressão, essencial para o aprendizado e aperfeiçoamento profissional de alunos de cursos de todas as áreas da Saúde. Sua unidade pioneira, o Hospital São Paulo, fundado em 1940 para o ensino prático dos alunos da Escola Paulista de Medicina (EPM), tornou-se um dos principais hospitais universitários do País.
 
Presente em sete estados do território nacional, com mais de 52 mil colaboradores diretos, a SPDM se propõe a contribuir de forma efetiva para a melhoria contínua dos serviços prestados pelo sistema de saúde do Brasil. Inclusive, cabe ressaltar o papel de destaque que a entidade tem desempenhado neste ano de 2020, durante a pandemia de Covid-19. A SPDM gerencia, em diversos Estados brasileiros, 2.360 leitos destinados a pacientes com suspeita ou confirmação da doença. Para tanto, associa o melhor da tecnologia com atendimento profissional de qualidade. Seus processos são validados e reconhecidos por diversos órgãos acreditadores nacionais e internacionais.
 
Sustentabilidade
A SPDM é uma empresa filantrópica moderna, que busca a sustentabilidade econômica, social e ambiental. Desde a sua fundação, atua em conformidade com a legislação e na prestação de contas aos órgãos contratantes, reguladores e fiscalizadores. Portanto, as ações de compliance da SPDM foram desenvolvidas ao longo dos seus 87 anos de existência, referenciadas por meio de práticas e legislações nacionais, como a lei 12.846/2013, documentos vigentes relacionados ao tema de integridade. Além do apoio da alta administração, o programa de integridade da SPDM é baseado em três pilares: prevenção, detecção e correção.
 
Como empresa socialmente responsável, pratica uma gestão baseada no sistema de governança corporativa, que tem na transparência um dos seus pilares. Para tanto, adota ferramentas como o Manual de Conformidade Administrativa, Políticas e Princípios de Integridade, ferramenta de combate à corrupção, que leva ao conhecimento dos seus 52 mil funcionários e prestadores de serviços a política e os princípios de integridade adotados pela Instituição, fornecendo as informações necessárias e imprescindíveis à identificação das situações de risco, possibilitando assim a adoção de medidas cabíveis no exercício das respectivas atividades. Além de disponibilizar o manual a todos os colaboradores, prestadores de serviços e fornecedores, a instituição promove treinamentos e reciclagens sobre o tema.
 
Devido às boas práticas e controle legal adotados no exercício de suas atividades, recebeu o Prêmio Compliance Brasil na categoria Inovação.
 
SPDM Educação
No início de 2018, a SPDM ampliou suas atividades no campo da educação, com a inauguração da Faculdade Paulista de Ciências da Saúde, que oferece diversos cursos de graduação, especialização, MBA e extensão, visando a qualificação e aprimoramento dos profissionais de saúde e, assim, contribuindo para a melhoria da qualidade da assistência no País.
 
Mais recentemente, assumiu a gestão de diversos Centros de Educação Infantil (CEI), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação localizados em diversos bairros da capital paulista. As unidades têm capacidade para atender mais de 2 mil alunos, com idades que variam de seis meses a três anos e 11 meses, em período integral (das 7h às 17h), com atividades pedagógicas, de acordo com diretrizes de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Ensino.
História
Para homenagear os profissionais que contribuíram para o engrandecimento da SPDM, da Escola Paulista de Medicina e do Hospital São Paulo, criamos o Projeto Memória. Com a missão de resgatar e preservar a história da SPDM, o projeto traz vídeos com depoimentos de profissionais que participaram da nossa trajetória até aqui. Confira: https://www.spdm.org.br/a-empresa/conheca-a-spdm/memoria-spdm.
 
Parabéns à SPDM e a todos que contribuíram e contribuem para essa história de sucesso!!!